Amplamente usado pelos mayas para revestir cisternas, numa região na qual os povoados dependiam da chuva para captar água, o chukum é um revestimento monolítico feito com a casca de uma ávore da Península de Yucatán, que acaba de chegar ao Brasil trazido pelo casal de fotógrafos de São José do Rio Preto/SP, Fernanda Luna e Evandro Rocha, proprietários da Chukum Brasil, que por 2 anos estiveram no México pesquisando e aprendendo a técnica de criação do revestimento antes de trazer a novidade ao Brasil.
Encantados com o efeito do revestimento numa casa onde se hospedaram no México, Luna e Evandro decidiram criar a empresa Chukum Brasil em 2021. Dois anos de estudos depois, com várias viagens para o México para aprender a técnica com os locais, Daniel Castilho, um dos sócios da Chukum Brasil, desenvolveu o chukum usando matéria prima brasileira e assim a inspiração virou um negócio. O chukum usa a casca de uma árvore, que é cozida por várias horas, e essa água é adicionada a um blend de minerais que resultam em um acabamento monolítico com tons naturais terrosos.
A novidade já e sucesso entre arquitetos e construtores e foi lançada em São José do Rio Preto durante a Mostra Arq Design 2024, no Riopreto Shopping, quando o arquiteto Lucas Carrara usou o revestimento para criar um ambiente todo inspirado nas casas mayas para criar a sua Casa Sayab.
“O Chukum sempre esteve em minhas referências e pastas do Pinterest, foi uma grande surpresa descobrir que estava perto, quero inclusive para o projeto da minha casa,” destaca Carrara. O espaço Casa Sayab, todo revestido em chukum ganhou prêmio revelação da mostra de arquitetura.
GOSTOU? Dá um like
Comentários
Escreva um comentário antes de enviar
Houve um erro ao enviar comentário, tente novamente
Evandro Rocha
Mto legal Ellen, obrigado 👏👏👏👏 Não vejo a hora de ter nossa casa pronta com esse material único. Você está convidada para conhecer de perto.
Ellen Lima
Irei com o maior prazer! tenho certeza que ficará maravilhosa!
Escreva um comentário antes de enviar
Houve um erro ao enviar comentário, tente novamente