Expo Rio Preto 2023 - cidade ganha unidade da Embrapa

Cidade sede de uma macroregião de 2 milhões de habitantes, São José do Rio Preto é a sede também da região metropolitana do Noroeste Paulista e realiza anualmente o evento que movimenta o agronegócio paulista, a Expo Rio Preto. 

Na edição de 60 anos, a feira se consolidou como a maior do Interior de São Paulo e teve a presença do secretário de comércio e relações internacionais do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), Roberto Perosa, que anunciou a construção de uma unidade da Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) em São José do Rio Preto e de um galpão para atender o Banco Municipal de Alimentos e a merenda escolar de Rio Preto.

Além disso, a Prefeitura anunciou a construção de uma Arena Multiuso com área de 5 mil m² no Recinto de Exposições para a realização de eventos agroempresariais, shows e feiras de negócios. A arena terá estrutura metálica totalmente coberta, com pista e medida oficial para competições equestres e capacidade para receber um público de 10 mil pessoas. O investimento é de R$ 9 milhões.

 A solenidade de abertura da exposição teve ainda o lançamento do Centro de Ciência para o Desenvolvimento da Neutralidade Climática da Pecuária de Corte em Regiões Tropicais – Neutropec (CCD-IZ), pelo governo de São Paulo. Trata-se de uma iniciativa de vanguarda que visa revolucionar o cenário da pecuária de corte em regiões tropicais. Sua missão é atingir a neutralidade de carbono no sistema de produção de bovinos de corte, harmonizando a sustentabilidade, a segurança alimentar e o bem-estar animal.

O evento contou com a presença de políticos e empresários, entre eles Kelvin Kaiser, presidente da ACIRP, correalizadora da feira; Guilheme Piai, secretário executivo de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo; Chiquinho Maturro, presidente do conselho da Fundepag (Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa do Agronegócio); Enilson Ribeiro, diretor geral do Instituto de Zootecnia; e Ioná Arantes, gerente regional do Sebrae. 

A feira movimenta o agronegócio com 3 mil animais entreve bovinos, equinos e ovinos. O primeiro turno vai até o próximo domingo (1/10), com exposição e julgamento de bois de raças zebuínas, leilão, atividades técnicas do Intertech Agro e atrações artísticas para o lazer da comunidade. A entrada é gratuita e o horário de funcionamento é das 8h às 22h.

Para saber mais acesse no Instagram @expo.riopreto 

Expo Rio Preto 2023 - cidade ganha unidade da Embrapa - 2

Os animais Sindi participam da Exposição Nacional da Raça Sindi. Foto Ellen Lima 

Comentários

Escreva um comentário antes de enviar

Houve um erro ao enviar comentário, tente novamente

Por favor, digite seu nome
Por favor, digite seu e-mail