Cidade sede de uma macroregião de 2 milhões de habitantes, São José do Rio Preto é a sede também da região metropolitana do Noroeste Paulista e realiza anualmente o evento que movimenta o agronegócio paulista, a Expo Rio Preto.
Na edição de 60 anos, a feira se consolidou como a maior do Interior de São Paulo e teve a presença do secretário de comércio e relações internacionais do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), Roberto Perosa, que anunciou a construção de uma unidade da Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) em São José do Rio Preto e de um galpão para atender o Banco Municipal de Alimentos e a merenda escolar de Rio Preto.
Além disso, a Prefeitura anunciou a construção de uma Arena Multiuso com área de 5 mil m² no Recinto de Exposições para a realização de eventos agroempresariais, shows e feiras de negócios. A arena terá estrutura metálica totalmente coberta, com pista e medida oficial para competições equestres e capacidade para receber um público de 10 mil pessoas. O investimento é de R$ 9 milhões.
A solenidade de abertura da exposição teve ainda o lançamento do Centro de Ciência para o Desenvolvimento da Neutralidade Climática da Pecuária de Corte em Regiões Tropicais – Neutropec (CCD-IZ), pelo governo de São Paulo. Trata-se de uma iniciativa de vanguarda que visa revolucionar o cenário da pecuária de corte em regiões tropicais. Sua missão é atingir a neutralidade de carbono no sistema de produção de bovinos de corte, harmonizando a sustentabilidade, a segurança alimentar e o bem-estar animal.
O evento contou com a presença de políticos e empresários, entre eles Kelvin Kaiser, presidente da ACIRP, correalizadora da feira; Guilheme Piai, secretário executivo de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo; Chiquinho Maturro, presidente do conselho da Fundepag (Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa do Agronegócio); Enilson Ribeiro, diretor geral do Instituto de Zootecnia; e Ioná Arantes, gerente regional do Sebrae.
A feira movimenta o agronegócio com 3 mil animais entreve bovinos, equinos e ovinos. O primeiro turno vai até o próximo domingo (1/10), com exposição e julgamento de bois de raças zebuínas, leilão, atividades técnicas do Intertech Agro e atrações artísticas para o lazer da comunidade. A entrada é gratuita e o horário de funcionamento é das 8h às 22h.
Para saber mais acesse no Instagram @expo.riopreto
GOSTOU? Dá um like
Comentários
Escreva um comentário antes de enviar
Houve um erro ao enviar comentário, tente novamente