Mercadão de Rio Preto une tradição e cultura caipira

Blog | 5 | 06/07/2021

O Mercado Municipal de São José do Rio Preto é considerado ponto de encontro das famílias aos domingos para o tradicional pastel, o local vai completar 77 anos em 19 de julho.  Trata-se de um ícone em tradição que remete à cultura caipira do século 18 quando as famílias iam fazer compras nos mercadinhos em busca de produtos à granel.  

Mercadão em Reforma

O prédio histórico que data de 1944, segue em reformas desde 2019. 

Com o passar das décadas o prédio foi ficando com estrutura comprometida e estava deixando a desejar aos frequentadores, principalmente devido às altas temperaturas do verão rio-pretense. Por esse motivo, a reforma orçada em R$4,3 milhões, buscou modernizar o prédio e recuperar as partes elétrica e hidráulica e incluir sistema de ar condicionado central, novos banheiros e deck ao ar livre nas laterais.

Nesta terça-feira (6) o local recebeu o plantio de três árvores de ipês adultos, que foram transplantadas nas laterais do prédio. As obras de reforma estão na reta final e se concentram na área externa da rua Jorge Tibiriçá, onde serão as vagas de estacionamento e calçadas. A instalação dos deck laterais e a pintura já começaram. Enquanto isso, o acesso ao Mercadão está ocorrendo pelas entradas das ruas Silva Jardim e Antônio de Godoy.

A grande novidade na reforma é a inclusão de estabelecimentos que ofereçam opções para happy hour, café e outros. A Secretaria de Agricultura, que gerencia o local, está aguardado o fim da licitação para incluir esses novos permissionários. 

Atualmente são 32 permissionários comercializando frutas, legumes, flores, doces, alimentos, produtos de tabacaria e carnes no local, que fica no coração da cidade. A reforma transformou os espaços dos permissionários com um padrão maior para os boxes, que passaram a ter 12 metros quadrados. Os cinco corredores antigos foram reduzidos a três, para garantir a ampliação dos espaços. 

 O prefeito de Rio Preto, Edinho Araújo, em sua última conversa com o blog, informou que a intenção é entregar o prédio renovado para os rio-pretenses no período que antecede as compras de Natal.  "A obra trará modernidade e conforto para permissionários e usuários de Rio Preto e região. Modernizamos o prédio, mas valorizamos sua referência histórica e arquitetônica”, resumiu ele. 

O Mercado Municipal de Rio Preto fica na R. Antônio de Godoy, 3048 - Centro, São José do Rio Preto.


Mercadão de Rio Preto une tradição e cultura caipira - 2

Comentários

Escreva um comentário antes de enviar

Houve um erro ao enviar comentário, tente novamente

Por favor, digite seu nome
Por favor, digite seu e-mail

Instagram

imagem de perfil do instagram

Comer Beber e afins Rio Preto

@comerbebereafinsriopreto

28545 seguidores

Seguir