Consolidada como a maior feira agropecuária da região Noroeste de São Paulo, a Expo Rio Preto movimentou em 2024 R$22,8 milhões, de acordo com dados da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico.
Dividida em duas etapas (Leite e Corte), apresentou uma programação diversificada com julgamentos e leilões de animais de alto valor genético, oficinas e palestras técnicas sobre as principais e mais promissoras culturas da região, além de opções de entretenimento para toda a família.
Durante as duas etapas 40 mil pessoas passaram pelo recinto. Nas baias, 3.064 animais, entre bovinos, equinos e ovinos, integraram o ranking de julgamentos. Foram 14 raças diferentes, sendo bovinas: Santa Gertrudis, Gir Dupla Aptidão, Guzerá, Sindi, Simental, Tabapuã, Nelore, Gir Leiteiro e Girolando, equinos da raça Mangalarga e Ovinos das raças Dorper, Santa Inês, White Dorper e Xitada com Dorper.
“Encerramos mais uma Expo com números expressivos e aprovação total de quem frequentou a feira. Acredito que essa edição foi a mais completa que já realizamos. Estamos orgulhosos e com sentimento de gratidão por todas as pessoas que nos ajudaram a idealizar este maravilhoso projeto. Um desafio muito grande colocar quase 3 mil bovinos no recinto, mas mostramos mais uma vez que estamos prontos e preparados para grandes eventos”, disse o Secretário Municipal de Agricultura e Abastecimento de Rio Preto e coordenador da Expo, Pedro Pezzuto.
Na primeira semana de evento, de 15 a 21 de setembro, o Recinto de Exposições Alberto Bertelli Lucatto sediou eventos das raças leiteiras como a 24ª Exposição Nacional do Gir Leiteiro, que teve julgamentos, torneio leiteiro, quatro leilões e palestras técnicas no InterTech Agro. Ao todo 942 animais passaram pela pista na primeira semana, entre Gir Leiteiro, Girolando, ovinos, cavalos Mangalarga e outras três raças de corte, que não couberam na programação da semana destinada ao corte.
Na Etapa Corte, de 28 de setembro a 4 de outubro, passaram pelo recinto 2.123 animais, com julgamentos de 44 cabeças da raça Guzerá, 60 Tabapuãs, 240 Sindis e 764 Nelores (dos quais 535 participaram da Etapa Ouro de Ranqueamento Nelore, reafirmando a Expo Rio Preto como a maior exposição de ranqueamento da Associação de Criadores de Nelore do Brasil (ACNB) até o momento.
Ranqueamento Nelore
Um dos eventos mais importantes de julgamento da raça Nelore no Brasil, a Etapa Ouro contou com animais de todo o País, divididos em 12 categorias, sete para fêmeas e cinco para machos. Entre as vencedoras, a grande campeã fêmea foi Carina FIV do Kado, da Casa Branca Agropastoril, de Silvianópolis (MG). Avaliado em mais de 10 milhões, o animal de 34 meses pesou 1.024 quilos no início da competição. Entre os machos, Havenger FIV Brun, também da Casa Branca Agropastoril, garantiu o título de grande campeão.
2º InterTech Agro
InterTech Agro proporcionou a troca de conhecimento e informação sobre diferentes cadeias produtivas do agronegócio. Foram 47 palestrantes, com discussões técnicas e atividades relacionadas à pecuária de leite, corte, cacau e à valorização da mulher nos negócios do campo, com o InterTech Mulheres.
A 61ª Expo Rio Preto SICREDI foi realizada pela Prefeitura de São José do Rio Preto, com correalização da Associação Comercial e Empresarial de São José do Rio Preto (ACIRP).
GOSTOU? Dá um like
Comentários
Escreva um comentário antes de enviar
Houve um erro ao enviar comentário, tente novamente