Expo Rio Preto Sicredi - bois premiados na Etapa Ouro Nelore

Blog | 15 | 05/09/2024

A 61a. Expo Rio Preto Sicredi vem com uma novidade: será sede da última etapa Ouro de Ranqueamento Nelore, a ser realizada pela primeira vez em São José do Rio Preto. Esta será a única etapa paulista da competição – as outras três aconteceram em Uberlândia (MG), Vila Velha (ES) e Rio Verde (GO) . Idealizado pela Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB) e promovido pela Associação Paulista dos Criadores de Nelore (APCN), o ranking nacional da raça conta com 11 categorias, que vão de Melhor Expositor a Melhor Matriz, e se consagrou como uma ferramenta indispensável para o mercado. 
 
Com duração de quase um ano, o campeonato recebe os melhores exemplares de Nelore do País para participarem da exposição na feira e dos julgamentos. As provas, que são rigorosas, avaliam todo o conjunto do animal – carcaça, aprumos, caracterização racial, estrutura e beleza. “Os julgamentos nas exposições servem como um direcionamento para selecionarmos a melhor genética, e os animais premiados em pista são os mais valorizados. Buscamos o aprimoramento genético para melhorar cada dia mais nosso plantel”, explica a agropecuarista e vice-presidente do Núcleo dos Criadores de Gado Nelore de São José do Rio Preto e Região, Kátia Vieira.

A Expo Rio Preto dá início à exposição de animais de corte a partir de 28 de setembro e os animais permanecem no Recinto até 4 de outubro. 
 
Entre os dias 25 e 28 de setembro 900 cabeças de gado devem chegar ao Recinto para participar da Etapa Corte. Só de Nelore, que representa mais de 80% do rebanho de corte do Brasil, são 500 animais. Nelore Mocho, e raças como Guzerá, Tabapuã e Sindi também ocuparão os pavilhões do parque. A partir do dia 30 de setembro, serão feitas as pesagens do gado e os julgamentos seguem de 1º a 4 de outubro.
 
Devido ao grande volume de bovinos previstos para a Etapa Corte, cerca de 130 animais das raças Santa Gertrudis, Simental Corte e Gir Dupla Aptidão serão julgados dentro da Etapa Leite, de 15 a 21 de setembro (as provas começam no dia 18, com as pesagens).
 
Produtor da região de Rio Preto, o pecuarista e empresário César Garetti competiu na Etapa Ouro de Rio Verde (GO), onde recebeu prêmios com quatro nelores fêmeas em quatro categorias. Os animais premiados também vão passar pela Expo Rio Preto SICREDI e devem seguir para a Expoinel, última parte do ranking, em Uberaba (MG).
 
“Participar de exposições, de ranqueamento, fazer o campeonato de um animal, é altamente satisfatório, é o que todo criador busca. É uma satisfação ver um animal que tem a sua marca, que nasce na sua casa, e há todo o acompanhamento da vida dele, em uma competição de alto nível”, afirma Garetti.
 
Na Etapa Corte, o leilão "Tanabi Leilões" e o "Leilão Mundial Agropecuária" serão realizados no dia 2 de outubro, às 18h e às 20h, respectivamente. Somente no Leilão Mundial Agropecuária serão ofertados 45 lotes, compostos por fêmeas e prenhezes de alto padrão genético, com expectativa de movimentação de R$ 5 milhões. O montante reforça o papel da Expo Rio Preto SICREDI como um centro de excelência para o agronegócio nacional.
 
A EXPO Rio Preto SICREDI é realizada pela Prefeitura de São José do Rio Preto, com correalização da Associação Comercial e Empresarial de São José do Rio Preto (ACIRP) e apoio do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria Estadual de Agricultura e Abastecimento, SEBRAE-SP e Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ).

Expo Rio Preto Sicredi - bois premiados na Etapa Ouro Nelore - 2

Entre os dias 25 e 28 de setembro 900 cabeças de gado devem chegar ao Recinto para participar da Etapa Corte. Foto divulgação

Comentários

Escreva um comentário antes de enviar

Houve um erro ao enviar comentário, tente novamente

Por favor, digite seu nome
Por favor, digite seu e-mail