Intertech Leite traz pesquisador da Embrapa na Expo Rio Preto

Blog | 16 | 12/09/2024

A aplicação estratégica da genética na raça Gir Leiteiro é tema de workshop destinado a criadores de Gir leiteiro, que acontece no dia 16 de setembro, às 19 horas, na Intertech Leite, dentro da programação da Expo Rio Preto Sicredi. A palestra será com o pesquisador Marcos Vinicius Barbosa da Silva da Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária). Ele vai explicar como é possível maximizar a eficiência produtiva e garantir a resiliência e sustentabilidade do setor leiteiro para as gerações futuras.

De acordo com seus estudos, criadores podem tomar decisões melhores, como quais animais usar na reprodução, acelerando o progresso genético no rebanho, entre outras descobertas.   Ele esclarece que é possível maximizar a eficiência produtiva e garantir a resiliência e sustentabilidade do setor leiteiro para as gerações futuras. De acordo com seus estudos, criadores podem tomar decisões melhores, como quais animais usar na reprodução, acelerando o progresso genético no rebanho, entre outras descobertas. 

“As tecnologias genômicas referem-se ao conjunto de técnicas e ferramentas que utilizam informações do DNA para melhorar a seleção genética em animais. No caso específico dos bovinos leiteiros da raça Gir, essas tecnologias têm um papel crucial no aprimoramento genético de características importantes, como produção e qualidade de leite, resistência a doenças e adaptação a climas tropicais. Essas tecnologias permitem a inclusão do DNA dos animais ao processo de avaliação genética, o que possibilita a seleção de animais superiores com maior precisão e em um estágio mais precoce da vida, antes mesmo que essas características se manifestem visualmente”, destaca o pesquisador. 


Esses avanços têm permitido que os produtores atinjam metas genéticas mais rapidamente e com maior confiabilidade. Desde que a genômica começou a ser utilizada, há seis anos, a produção de leite teve um aumento significativo de aproximadamente 350 kg por animal.

E apesar do sequenciamento genético, dos testes de DNA e da infraestrutura para coletar e analisar dados genômicos representarem um investimento significativo, especialmente para pequenos e médios produtores, segundo o pesquisador, esse desafio está sendo transposto. “Estamos genotipando mais de 9 mil animais por ano. O total de animais genotipados da raça no Brasil é, atualmente, de mais de 56 mil. A princípio, estão disponíveis para o uso dessas tecnologias somente a produção de leite e a idade ao primeiro parto, porém, em 2025, disponibilizaremos avaliações genômicas para cerca de 18 características lineares”, informa.

Os produtores interessados em assitir a palestra devem realizar inscrições  pelo site da Expo: www.exporiopreto.com.br, na seção “InterTech Agro”. 

A Etapa Leite, acontece de 15 a 21 de setembro e a Etapa Corte, de 28 a 4 de outubro. A Expo Rio Preto é uma realização da Prefeitura e a da Associação Comercial e Empresarial de Rio Preto (Acirp). 

Para acompanhar todas as novidades da Expo Rio Preto Sicredi, a feira está no Instagram @exporiopreto

Intertech Leite traz pesquisador da Embrapa na Expo Rio Preto - 2

 As raças Gir e Girolando estão entre as 7 maiores produtoras de leite no Brasil e já estão no recinto. Foto divulgação

Comentários

Escreva um comentário antes de enviar

Houve um erro ao enviar comentário, tente novamente

Por favor, digite seu nome
Por favor, digite seu e-mail