Grupo Madero recebe prêmio pelo cuidado com o meio ambiente

Blog | 1 | 23/07/2021

O Grupo Madero é uma das principais empresas brasileiras a priorizar a sustentabilidade nas suas obras e projetos de construção, além da produção de alimentos orgânicos nas fazendas Madero e no manejo da cozinha central da rede. Esse cuidado lhe rendeu o prêmio SGBC LEADERSHIP AWARD, da U.S. Green Building Council  (existente em 80 países), considerado o Oscar de reconhecimento para empresas com projetos e construções sustentáveis e que respeitam o meio ambiente e as comunidades ao seu redor.

O Grupo Madero é a empresa da América Latina com o maior número de certificados LEED (Leadership in Energy and Environmental Design), uma renomada certificação global para quem proteje o meio ambiente.  

O fator determinante para a conquista desse prêmio foi o lançamento da Ecoparada Madero, que leva no nome o DNA da sustentabilidade, respeitando os padrões ESG (ambientais, sociais, e de governança) e iniciativas que contribuem para a preservação do meio ambiente.

O empreendimento tem uma composteira, onde todo o lixo orgânico coletado será utilizado como adubo para os canteiros dos restaurantes do Grupo Madero. Há ainda a captação e utilização de água da chuva para reuso nos banheiros, e irrigação de mais de 4.000 mudas ornamentais e de 320 m² de telhado verde. Outra medida é a captação de energia solar, por meio de placas fotovoltaicas, que produzem energia limpa e alimentam todo o sistema de iluminação e controles, além do ponto de carregamento de carros elétricos no estacionamento. O projeto arquitetônico é de Kethlen Ribas Durski.

Da construção dos restaurantes à Cozinha Central do Grupo, em Ponta Grossa (PR), não faltam exemplos de ações sustentáveis em conformidade com a certificação LEED. A começar pelo sistema de destinação de refugos de obras. Hoje, em média, 90% dos resíduos de obras do Grupo Madero são destinados ao reuso ou reciclagem, diminuindo consideravelmente o impacto no solo. Como a equipe responsável acompanha a obra do projeto até a conclusão, a segurança e eficiência também são garantidas.

Já a Cozinha Central é equipada com uma Estação de Tratamento de Efluentes, a qual trata a água utilizada e devolve à natureza 100% pura e tratada. Essa água é tão limpa que serve como lar para os peixes mantidos no lago na parte externa da Cozinha Central. A partir de suas diretrizes e práticas sustentáveis, o Grupo Madero consegue reduzir em média 35% o consumo de água nos restaurantes Madero Steak House e em 14% o de energia elétrica.

 

No modelo de negócio Container há uma redução média de 77% do consumo de água, graças ao sistema de reuso de águas pluviais, e 14% de energia elétrica. Esse tipo de restaurante, aliás, é mais um grande diferencial do Grupo, afinal, ele reaproveita estruturas de aço que não poderiam mais ser usadas no transporte de cargas e seriam descartadas incorretamente na natureza. Depois de reformados, eles servem perfeitamente à construção civil e se transformam em espaços descontraídos e confortáveis, por meio dos departamentos de arquitetura e engenharia do Grupo.

 Outra ação de impacto significativo nos restaurantes é o monitoramento de CO2. Os sensores conseguem indicar a presença de uma grande quantidade de pessoas no ambiente e, dessa forma, aumentar a renovação de ar – iniciativa de grande importância, principalmente, para o momento atual.

Grupo Madero recebe prêmio pelo cuidado com o meio ambiente - 2

Foto Gerson Lima

Comentários

Escreva um comentário antes de enviar

Houve um erro ao enviar comentário, tente novamente

Por favor, digite seu nome
Por favor, digite seu e-mail

Instagram

imagem de perfil do instagram

Comer Beber e afins Rio Preto

@comerbebereafinsriopreto

30678 seguidores

Seguir