Região Metropolitana de Rio Preto tem 37 cidades

Blog | 2 | 10/08/2021

São José do Rio Preto é sede da região metropolitana do Noroeste Paulista, que inclui 37 cidades, inclusive a estância turística de Olímpia (40 km de distância).  O projeto que criou o novo formato regional benefecia uma população de 1 milhão de habitantes com investimentos do Estado de São Paulo em obras e recursos para os municípios. A novidade foi aprovada por unanimidade na Assmbléia Legistativa de São Paulo em 10 de agosto de 2021. 

A nova região metropolitana faz parte dos planos do governo para a reorganização do Estado em ao menos 36 regiões -metropolitanas, aglomerados urbanos e microrregiões. Essa será a sétima região metropolitana do Estado, que atualmente conta com outras seis -São Paulo, Vale do Paraíba e Litoral Norte, Ribeirão Preto, Baixada Santista, Sorocaba e Campinas.

Ao todo, farão parte da unidade regional os municípios de Adolfo, Bady Bassit, Bálsamo, Cedral, Guapiaçu, Ibirá, Icém, Ipiguá, Irapuã, Jaci, José Bonifácio, Macaubal, Mendonça, Mirassol, Mirassolândia, Monte Aprazível, Neves Paulista, Nipoã, Nova Aliança, Nova Granada, Olímpia, Onda Verde, Orindiúva, Palestina, Paulo de Faria, Planalto, Poloni, Potirendaba, Sales, São José do Rio Preto, Severínia, Tanabi, Ubarana, Uchoa, União Paulista, Urupês e Zacarias.

Com a integração das 37 cidades, um planejamento regional deve viabilizar o desenvolvimento econômico da região, a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos e a redução das desigualdades regionais. A regionalização também contribui para desburocratização e celeridade de processos, para a articulação entre diferentes esferas de governo, e melhor utilização dos territórios e recursos, além do maior controle para proteção ambiental.

 

Região Metropolitana de Rio Preto tem 37 cidades - 2

Foto Ellen Lima

Comentários

Escreva um comentário antes de enviar

Houve um erro ao enviar comentário, tente novamente

Por favor, digite seu nome
Por favor, digite seu e-mail

Instagram

imagem de perfil do instagram

Comer Beber e afins Rio Preto

@comerbebereafinsriopreto

30678 seguidores

Seguir